FACIT é parceira no projeto Cintra Vivo

No último sábado (10/6), centenas de alunos do ensino médio e fundamental foram mobilizados em ações de educação e conscientização para a limpeza e conservação do Córrego do Cintra, em Montes Claros. Eles participaram do evento "Cintra Vivo", que envolveu, como organizadores, cerca de 25 acadêmicos dos cursos de Engenharia da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros.

As atividades foram realizadas das 08 às 16 horas, em três escolas estaduais situadas na região do Grande Cintra: Armênio Veloso (Bairro de Lourdes), Vereador Francisco Tofani (Bairro Cintra) e Simão Ribeiro (Bairro Santa Rita). Foram envolvidos aproximadamente de 3,5 mil alunos dos educandários, bem como moradores e as paróquias do Divino Espirito Santo(Santa Rita II) e Nossa Senhora da Consolação (Cintra).

O "Cintra Vivo" nasceu dentro da E.E. Simeão Ribeiro, pela comemoração dos seus 60 anos de existência, tendo as Escolas Estaduais Armênio Veloso e Vereador Francisco Tofani, integrado ao projeto que foi apresentado em uma reunião do CONSEP, Conselho de Segurança da Escolas Públicas. Foi implementado em parceria com outras instituições: Ministério Público do Meio Ambiente, o Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (CONVENORTE), Hemominas, Polícia Militar e Organização Não-Governamental Vida Verde (OVIVE).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), som seus agentes tomaram conta, junto com os acadêmicos, da educação ambiental no combate aos focos do mosquito aedes aegypti, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos promoveu a retirada de lixo e limpeza do Córrego do Cintra.

Conforme o Coordenador de Extensão da FACIT, Lincoln Wagner Queiroz Veloso, os acadêmicos atuaram na conscientização para a preservação ambiental e limpeza do córrego do Cintra. Ministraram oficinas tecnológicas, programação de robôs (robótica) e manutenção e reparo de eletrodomésticos portáteis. Esta última oficina foi promovida como forma de evitar que os moradores joguem no córrego, equipamentos, que consertados poderiam ter vida útil mais longa, e assim, causar menos danos ao meio ambiente. Duração o planejamento das atividades, percebeu grande quantidade de eletrodomésticos descartados na beira do córrego.

Foram realizados ainda, concursos de desenho (para alunos do ensino fundamental I) e de redação (alunos do ensino fundamental II e médio). Os melhores desenhos e melhores redações, em suas categorias, foram premiados com tabletes patrocinado pelo Ministério Público do Meio Ambiente e a OVIVE.

Nas ações do dia, no projeto "Cintra Vivo", estiveram envolvidos os alunos dos cursos de Engenharia da FACIT. Também participaram acadêmicos de outras instituições de ensino superior de Montes Claros. Foram parceiras no evento a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cintra Vivo